EnterAgil

Como escolher bons fornecedores?

Publicado Wednesday, August 4, 2021

Para construção de um evento de sucesso, com todas as dicas que já vimos até aqui, tudo deve ser pensado com calma e nos mínimos detalhes. Ao falar sobre a escolha dos fornecedores de todos os itens que irão compor suas ações, isso não poderia ser diferente.

 Após definir a forma jurídica da sua empresa e preparar o seu planejamento financeiro, o próximo passo é selecionar seus fornecedores. É necessário ter em mente exatamente aquilo que você deseja, o quanto está disposto a abrir mão do ideal por preço e principalmente, seus objetivos finais.

Procure por empresas que se adequem aos seguintes fatores para seleção:

- Qualidade

Caso você não queira ter nenhum tipo de dor de cabeça, esse SEMPRE deverá ser o item número 1 da sua lista. É um ponto indiscutível e inegociável independente de todos os outros itens a seguir. Um produto ou serviço de qualidade duvidosa é extremamente prejudicial para a reputação da sua marca. Lembre-se que ao final do dia, as pessoas lembraram do evento como um todo relacionado (APENAS) a sua marca e nem ao menos saberão a marca dos fornecedores.

- Serviço

Nada adiantará se o seu fornecedor oferecer um bom produto e um preço razoável, mas não entregar as encomendas a tempo para o seu evento. O prazo deve ser discutido com a mesma importância do preço pois é um fator crucial na entregado produto final. Solicite sempre confirmações e verificações de cada etapa por e-mail, para que tudo esteja formalizado no caso de qualquer problema. É uma obrigação do fornecedor fazer com que o prazo seja cumprido.

- Preço

Avalie seu planejamento financeiro e lembre-se de que abrir demais o budget para um produto/serviço significa ter que diminuí-lo em outros itens tão importantes quanto. Seus parceiros devem oferecer orçamentos que estejam dentro do esperado. Lembre-se, a intenção é gerar lucro com o seu evento e não terminá-lo no prejuízo.

- Diferencial

Os seus fornecedores devem estar sempre alinhados com o que você deseja e necessita para sua própria marca, isso significa trabalhar o tempo todo com os princípios alinhados para que não ocorra contradição. Um exemplo prático: Se sou uma empresa ecologicamente correta, sustentável, não posso escolher um fornecedor de brindes a base de plástico. Uma dica importantíssima é buscar referências, seja na internet, no Reclame Aqui, ou por meio dos comentários de outras empresas que já trabalharam anteriormente com esses fornecedores. Isso com certeza o ajudará a entender como a empresa trabalha, quais o possíveis problemas e facilidades você terá com cada uma delas e te ajudará a tomar uma decisão mais assertiva.